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O que fazer se você tem visto de estudante nos Estados Unidos

*Por Daniel Toledo

Nos últimos dias, a imigração publicou uma nota informando que todos os portadores de vistos F, para estudantes, e os vistos N, que são uma outra modalidade mas que também atende quem deseja estudar, e que não estiverem cursando as suas aulas presenciais e fazendo 100% dos cursos online, devem sair dos Estados Unidos ou buscar um status que os mantenha legalmente no país até o início do outono (a data limite é o dia 1 de agosto). Além do titular do visto, os acompanhantes e dependentes também estão sujeitos a essa norma.

Por conta da pandemia, muitas escolas e universidades passaram a fazer as aulas de forma remota, online. Essa é uma decisão feita recentemente pelo ICE (Immigration and Customs Enforcement), em que a única exceção cabe aos estudantes acadêmicos, lembrando que boa parte das universidades dos Estados Unidos tem previsão de volta às aulas apenas no mês de fevereiro de 2021.

Um ponto importante a se destacar é que a lei americana exige que, para solicitar o visto de estudante, o aluno estrangeiro deve estar matriculado em uma escola previamente autorizada pela imigração, que concede um documento chamado I-20 e, as aulas devem ser obrigatoriamente presenciais. O ensino a distância foi permitido como uma exceção devido ao distanciamento social.

Além dessa questão, o departamento de imigração americano vem passando por algumas dificuldades nos últimos meses. Após solicitarem um aporte milionário ao congresso para manter a operação e esse pedido ser negado, muitos funcionários vem recebendo notificações de demissão, o que pode ocorrer com maior frequência nos próximos meses.

Por conta de toda essa novidade, conversei com alguns colegas que trabalham em escolas para entender melhor toda a situação. Alguns deles informaram que vão fazer a transferência de estudantes para escolas que não estejam aderindo ao regime de aulas 100% online, dessa forma legalizando a estadia dos estudantes.

Ainda assim, é importante lembrar que os estados ainda não estão permitindo a abertura das escolas. Então como esses locais terão aulas parcialmente presenciais? Uma vez que os governadores optam por manter esses ambientes fechados, não há qualquer decisão de um diretor ou coordenador que faça alguma diferença. Nesse caso, o que eu tenho sugerido a algumas pessoas é que os alunos conversem com os responsáveis pela escola e façam com que elas se comprometam a fazer a comunicação com o departamento de imigração sobre a situação do visto e a matrícula. Além disso, também é de responsabilidade deles que relatem quais são os próximos passos para os alunos imigrantes.

Lembrando que muitas vezes os responsáveis pelos estudantes não poderão atender essas demandas, seja por questões internas ou superiores (governamentais), por isso mesmo é fundamental que eles tenham algum contato com os órgãos competentes para solucionar a situação da melhor maneira.

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